ano de lançamento ( Brasil ) : 2006
direção: Cao Hamburger
atores: Michel Joelsas , Germano Haiut , Daniela Piepszyk , Caio Blat , Paulo Autran
duração: 01 hs 50 min


descrição
Os pais de um garoto inesperadamente o deixam com o avô paterno, por terem que fugir devido à repressão da ditadura militar. Com Paulo Autran, Simone Spoladore e Caio Blat.
sinopse:
1970. Mauro (Michel Joelsas) é um garoto mineiro de 12 anos, que adora futebol e jogo de botão. Um dia sua vida muda completamente, já que seus pais saem de férias de forma inesperada e sem motivo aparente para ele. Na verdade os pais de Mauro foram obrigados a fugir por serem de esquerda e serem perseguidos pela ditadura, tendo que deixá-lo com o avô paterno (Paulo Autran). Porém o avô enfrenta problemas, o que faz com que Mauro tenha que ficar com Shlomo (Germano Haiut), um velho judeu solitário que é seu vizinho. Enquanto aguarda um telefonema dos pais, Mauro precisa lidar com sua nova realidade, que tem momentos de tristeza pela situação em que vive e também de alegria, ao acompanhar o desempenho da seleção brasileira na Copa do Mundo.
Resenha:
Um garoto deixado, às pressas, pelos pais, fugindo da ditadura militar. Eis um campo fértil para melodramas e muita pieguice. Mas não é o que acontece com o belíssimo filme, que se torna leve pela diversão e entretenimento fazendo uma apologia à ditadura militar dos anos 70, mostrando uma visão inocente e amorosa daquele momento histórico. As lágrimas que provocam, acontecimentos dramáticos e surpreendentes nos levando ao reconhecimento de uma fase tão triste de nossa história. Marcada pela perseguição e exílio daqueles que lutaram pela liberdade de expressão que temos na atualidade, tudo isso entre uma nova aderência aos costumes no qual o garoto é lançado e a esperança do reencontro com os pais no início da copa de 70.
Nenhum comentário:
Postar um comentário