domingo, 27 de setembro de 2009

Dom Quixote



3- A) Estou aqui para demonstrar que não sou culpado pelos que penam, e da morte de Crisóstomo. Por isso peço que me atendam, pois não será necessário muito tempo, nem muita conversa para convencer os sensatos da mais pura verdade. Fez-me o céu de forma agradável, segundo vós outros encareceis; e tanto que não está em sua mão o resistirdes-me e, pelo amor que me mostrou, dizer e até supor que eu seja forçado a corresponder-vos. Com o singelo entendimento me dado por Deus, conheço que toda beleza é amável; mas não acho que seja obrigada a amar só porque é amada, podendo dar-se que seja feio o namorado da formosura. Sendo esse feio, ficaria impossível não dizer–se. “Quero-te por sua beleza, mas ainda que eu também não seja deves também me amar.” Mas, ainda presumindo que as belezas sejam em parte iguais, não significa que vão correr iguais os desejos, porque nem todas as belezas encantam; algumas alegram as vistas sem satisfazer as vontades. Se todas as belezas encantassem e satisfizessem, seria confuso, por não saberem onde iriam parar, porque sendo sem fim os belos objetos, inumeráveis seriam os desejos; e, pelo que ouço, o verdadeiro amor não se divide, e deve ser de boa vontade, não forçado. Sendo isto assim, como tenho certeza que é, porque queres que eu ame forçadamente, somente porque me queres bem? Fale-me: se, o céu não tivesse me feito bela, mas sim feia, seria justo que eu me queixasse porque não me amas? E deve ser considerado que eu não escolhi ser bela, o céu me deu gratuitamente, sem eu pedir nem escolher; assim como a víbora não tem culpa de sua peçonha, é de sua natureza, por isso eu também não mereço ser censurada por ser bela, que a beleza na mulher honesta é como fogo apartado, ou como a espada afiada, não queima e nem corta. A honra e a virtude enfeitam a alma, sem as quais o corpo não será belo ainda que o seja. Pois se são virtudes que mais enfeitam o corpo,porque perdê-las somente para corresponder à intenção de alguém que só por seu gosto, quer que as perca? Eu nasci livre, e para assim permanecer escolhi a solidão dos campos, onde minhas companheiras são as árvores desta montanha, as mais pequenas correntes de água são meu espelho, com elas comunico meus pensamentos e formosura.




B) Vim aqui defender-me e mostrar que estão doidos todos os que me culpam pelo que penam, e pela morte de Crisóstomo. Peço que me escutem pois não será necessário muito tempo nem palavras para que eu prove a verdade. O céu me fez bela, e eu não sou obrigada a corresponder seu amor. Com o entendimento me dado por Deus sei que toda beleza é amável, mas não concordo que só porque sou amada, sou também obrigada a amar. Ainda que as belezas sejam em parte iguais, os desejos não serão da mesma forma, porque nem toda beleza encanta. Sendo assim, porque exige que eu me renda ao seu amor, somente porque me queres bem? Se o céu me fizesse feia, não seria justo que eu reclamasse por não me amares. Devendo considerar que eu não escolhi a beleza que tenho, o céu a me deu gratuitamente, sem eu a pedir. Por isso eu não mereço ser repreendida somente por ser bela. Porque perder minhas virtudes comente para satisfazer a vontade de alguém que quer que eu as perca? Nasci livre, e para permanecer escolhi a companhia das árvores desta montanha e das águas claras com quem eu comunico meus pensamentos e formosura.



C) Vim defender-me e mostrar que estão doidos todos os que me culpam pela morte de Crisóstomo. Peço que me escutem pois não será necessário muito tempo nem palavras para que eu prove a verdade. O céu me fez bela, e eu não sou obrigada a corresponder seu amor. Com o entendimento me dado por Deus sei que toda beleza é amável, mas não concordo que só porque sou amada, sou também obrigada a amar. Devendo considerar que eu não escolhi a beleza que tenho, o céu a me deu gratuitamente, sem eu a pedir. Nasci livre, e para permanecer escolhi a companhia das árvores desta montanha e das águas claras com quem eu comunico meus pensamentos e formosura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário